Rádio Universidade AM

A contemporaneidade vai urdindo novas situações que demandam 3224

A contemporaneidade vai urdindo novas situações que demandam por novas opções éticas e pela consignação de novos direitos. A produção apresenta sua clara dimensão fáustica, a se usar a expressão de Marshall Bermann. Quanto mais ela avança, mais ela destrói, em um processo entropisante assustador. As distâncias sociais entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos aumentam de modo devastador, não somente a partir de seus indicadores econômicos, como também por sua produção de saber, o que faz alguns autores vislumbrarem uma terceira fase do capitalismo traduzida pela produção de know how. Ao mesmo tempo, o ser humano chegou à sofisticação de poder se suicidar enquanto espécie zoológica pelas armas que ele próprio produz e, cada vez menos, controla. Os anos 30 voltam sinistros com a reaparição agressiva dos racismos. As distâncias sociais nos países subdesenvolvidos são assustadoras, uma vez que uma ínfima minoria detém parcela significativa dos bens.

Roberto de Aguiar. Ética e direitos humanos. In: Desafios éticos. Brasília: Conselho Federal de Medicina, p. 65 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Os sentidos textuais permitem que a relação semântica de adição expressa por "não somente (...) como também" possa ser expressa por tanto (...) como também, não só (...) mas também ou tanto (...) quanto.

Questão no QuestionsOf: A contemporaneidade vai urdindo novas situações que demandam 3224

Questões similares